08 novembro, 2009

Umas e Outras -Armando Moreli e convidados


Foram mais de dois anos, muitos convidados, muitas horas de gravação, muitas idas e vindas com arte da capa, mixagem, mais de 40 anos de carreira mas finalmente está nascendo: o primeiro CD de Armando Moreli - "Umas e Outras - Armando Moreli e convidados". São 17 músicas, compostas desde a década de 70 até 2007, e que passam pelo samba, pelo choro, pelo samba-canção e até pela canção.
Sou suspeita para dizer, mas o disco está muito bonito e reflete a maneira como o meu pai vê a música: uma forma de ser feliz, de juntar os amigos e celebrar a vida. Com preocupações comerciais igualadas a zero, Armando Moreli encasquetou que, já que era para fazer o CD, depois de tanto insistirmos para que registrasse suas músicas, iria chamar todos os amigos. E chamou mesmo. Todos. Amigos de Mogi Guaçu, que tocam com ele, que já tocaram, amigos de Campinas, amigos de São Paulo. Tive o privilégio de conseguir a participação e arranjo para a música "De Onde Vem a Canção", parceria minha e do meu pai, de Luizinho 7 Cordas, com a maravilhosa flauta de João Poleto. Um luxo!
E teve participação de Tatiana Rocha, talentosíssima cantora e compositora de Campinas. E de Silo Sotil, com sua voz maravilhosa. E o povo da terrinha: Raquel Marques, Sandro Moreli, Ana Canela, Kadinho, Marcelo (Cenoura), Vandinho, João Paulo Gonçalves, Amarildo Del Giúdice, Clauber Apolinário, minha irmã e minha mãe, Letícia Moreli e Rita Moreira. E um texto de abertura do meu amigo e ídolo Bruno Ribeiro, jornalista, compositor e sambista de Campinas.
Se o CD vai vender? Não sei. Provavelmente meu pai não vai fazer muita força pra isso, e também não está preocupado em tocar em grandes palcos, ficar famoso, ganhar muito dinheiro. Num mundo perfeito, eu bem que gostaria que tudo isso acontecesse. Mas de uma certa forma o mundo é perfeito sim, pois ainda abriga - ainda que abrigue muito mal - gente que realmente ame o que faz e carregue bandeiras pura e simplesmente por acreditar nelas.
Para mim este CD tem um significado muito grande, talvez tão grande quanto tenha para o meu pai, porque de certa forma faz uma certa justiça ao talento tão grande que eu acredito que ele seja. Muitas músicas que ali estão foram sendo compostas durante meu crescimento, outras são mais velhas do que eu, outras testemunharam a história de amor que resultou na minha existência. Tem até música feita pra mim e por mim.
Armando Moreli foi um cara que viveu todos os mais de 40 anos de sua carreira pela música, sem fazer concessões. Atravessou toda a época de decadência do samba na grande mídia e na indústria fonográfica e tocava samba em casas noturnas e bares quando isso era coisa de velho, preto e pobre, muito antes de virar moda de bares da Vila Madalena e do Cambui. Fazer samba hoje é simples, mas o meu pai é do tempo em que fazer samba não era contar piada, como diria Vinícius.
Bem, deixando de falar afetivamente, garanto que vale a pena conferir este trabalho, não apenas por sua qualidade musical, mas pela convicção e amor com que foi feito. Hoje em dia é cada vez mais raros depararmos com trabalhos autênticos. Só por isso eu aposto e recomendo "Umas e Outras".
O lançamento é agora, dia 12 de novembro, em Mogi Guaçu. E quem quiser pode conferir um pouquinho deste trabalho no site www.myspace.com/armandomoreli

4 comentários:

Renatão disse...

Quero comprar um CD desse cara!! Gente boníssima!!

Unknown disse...

Grande Armando, meu ídolo no samba! Lígia, coloque o endereço e o horário para que as pessoas possam ir ao show! E me mande por e-mail que vou escrever algo! Bjos

Unknown disse...

Emocionante e verdadeiro o seu depoimento! Bj.

Marina F. disse...

ô que coisa mais linda! quero um!
bjs.