27 dezembro, 2008

Viver ou ser feliz?

"É melhor viver do que ser feliz". Será real a frase do poetinha Vinícius? Às vezes penso que sou um pouco assim. Não, não gosto do sofrimento, não sou sadomasoquista, não acho lindo viver chorando. Mas sim, às vezes tenho a sensação de que pra mim, intensa que sou, o melhor da festa é esperar por ela. A poesia, o esperar, o imaginar são tão mais ricos que a vida em si...Paradoxal para quem se diz intensa...Mas é meio assim mesmo.
Quis tantas coisas que não se concretizaram. E algumas que quis estão aqui, agora. E no entanto, não sei se pelo final do ano, essa época que eu considero bem complicada, e até chata mesmo, que faz a gente internalizar a idéia de conclusão, como se nós, também, fôssemos um calendário com 12 folhinhas de 30 dias...Mas de repente olho pra mim, vejo que tudo está aqui, o que eu quis, o que eu quis muito e o que eu não quis, e de repente não há o que fazer. Só "ser feliz", ir e voltar do trabalho, viver o ninho de amor, zapear a tv a cabo, colocar as roupas na máquina de lavar, ir ao supermercado e tomar cerveja com os amigos até que outra idéia de vida apareça na mente. E de repente, também paradoxalmente, dá uma saudade do "não acabado", do esperar pelo devir, pela possibilidade. Pode acontecer isso, aquilo...Enfim, será melhor viver ou ser feliz?
Num sei...ainda morro disso.

Nenhum comentário: