30 março, 2009

Assads e um tempo de muita delicadeza

Meu pai é de Espírito Santo do Pinhal e sempre me falou de uma família Assad, de São João da Boa Vista, cidade ali pertinho de Pinhal, de Mogi Guaçu, minha cidade natal. Falava dos tais irmãos Assad, dois violonistas maravilhosos que infelizmente só são conhecidos internacionalmente. Depois vim a ouvir algumas coisas de Sérgio e Odair Assad. Tempos depois, vim a descobrir a Badi Assad, que é vocalista, violonista e talentosíssima. Mas não tinha idéia do que é a família Assad.
Na semana passada caiu em minhas mãos um DVD chamado "Um songbook brasileiro" que reúne toda a dinastia Assad em um show simplesmente primoroso e emocionante. Não bastassem os três irmãos, a dinastia também deu à música a exímia pianista e compositora Clarice Assad, filha de Sérgio, Carolina, filha de Odair, que faz uma interpretação que é uma pérola de "Todo o sentimento", do Chico, além de Rodrigo Assad, irmão de Clarice. E o ponto mais alto do DVD: os pais de toda essa árvore genealógica musical: Dona Ica e Seu Jorge Assad, a essência da música. Coração puro. Você vai assistindo ao DVD todo e passa pelos irmãos Assad tocando Egberto Gismonti, Paulo Bellinati, passando pelo exotismo da apresentação da Badi, a sofisticação do piano da Clarice, o tempo de delicadeza na voz de Carolina, a modernidade na voz de Rodrigo, a prova de que música não tem fronteiras, música boa é música boa, seja ela de Tito Madi, de Luiz Gonzaga, de Lenine ou Jacob do Bandolim. Vários caminhos que saíram a partir do mesmo DNA. Foi como se eu visse uma casa maravilhosa, revestida de várias camadas das melhores tintas e fossem raspando, raspando, até chegar na essência da música pura: Seu Jorge, com os bordões rústicos de um violão caseiro, acompanhando Dona Ica, cantando docemente As Rosas não falam. A espinha dorsal de tudo.
Bem, quem puder, não deixe de assistir esse DVD. Se não for por tudo que eu falei, ao menos para ouvir e ver a performance da família Assad em Casa Forte, de Edu Lobo, para mim um dos maiores compositores do Brasil. Ou para ouvir o medley de sambas que eles fazem, com as vozes maravilhosas das meninas Assad: tem Pixinguinha, Viníci8us, Baden e Paulo César Pinheiro, Lupicínio, João Bosco, Chico e Alvaiade. Uma hora e meia de pura delicadez. Uma pérola!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PS: Nada a ver com o post, mas não deixem de assistir ao Gran Torino, com Clint Eastwood. O enredo não é nada demais mas o filme é simplesmente lindo pela maravilhosa atuação do homem.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu tenho esse DVD! Belíssimo!