02 setembro, 2009

Pra esquecer das coisas úteis


O que ultimamente não sai do meu som é o CD "Pra Esquecer das Coisas Úteis", do pianista, instrumentista e compositor Fábio Torres. Tinha ouvido o Fábio tocando com feras como a Rosa Passos, e depois tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no SESC, tocando com o Evaldo Guedes, e depois com o Trio Corrente (com Paulo Paulelli e Edu Ribeiro). E agora me chegou às mãos, pelo próprio Fábio, essa pérola em que ele apresenta seu lado compositor e letrista. O CD é simplesmente tudo o que eu queria dizer nas letras que ainda não consegui fazer e nas músicas que provavelmente nunca farei, mas que adoraria cantar. Tem aquele lirismo e poesia com que eu tenho a teimosia de tentar ver e viver a vida e que pouca gente consegue captar e mesmo enxergar. Além disso, arranjos belíssimos, músicos maravilhosos e grandes parceiros, como a maravilhosa Giana Viscardi, cantora que eu também tive o prazer de conhecer pessoalmente, um dia, por acaso, almoçando numa praça de alimentação de shopping center. É dos dois a letra abaixo, que resume bem o que eu penso da vida, e o que um dia tentei escrever, com outras palavras, em uma letra chamada Nas Brechas, que deu origem a esse espaço aqui.
No "prefácio" do CD, Fábio escreveu que esperava que suas canções pudessem acalmar qualquer espírito desassossegado ou fazer brilhar um olhar opaco. Pra mim, foi um verdadeiro bálsamo. Quando eu crescer eu quero compor coisas assim, ou cantar coisas assim...

"Pra esquecer das coisas úteis"
Fábio Torres/Giana Viscardi

Chovem dias, correm horas
Na beirada da manhã
Correnteza já nos carregou
Foi levando, transbordando toda pressa de viver
Dias vem, dias vão
Como as gentes no metrô
Como as coisas que são pra depois
Como água pelo vão, vai
E você? E nós dois?
Navegando nesse rio
Na ilusão de um leme controlar
Pra chegar inteiro ao mar
Vai girando! Roda d'água, vai
Vai girando pra girar
Ai, de mim! Ai, de nós!
Sem tempo de ver as manhãs
No encanto das tardes parar
Ver nas mãos o tempo passar
e não tê-lo (em mãos)

Um comentário:

Erikinha Breno disse...

Que lindo texto!!!!!!!
Bjs